terça-feira, 11 de maio de 2010

working hard



Como a Lú mesmo disse, "aqui no aquórias gostamos de falar de pequenos sucessos". Não acho que meu trabalho seja um sucesso, eu estou só começando e tenho um longo caminho a seguir até ser um sucesso, mas quero falar sobre fazer coisas que vc gosta e fazer bem feito.

Mês passado eu fiz a direção de arte de um clip que ainda não foi lançado. O conceito era misturar coisas reais com animais e objetos desenhados, fazer um cenário meio de sonho, meio mágico. Nós tinhamos que pintar muitos desenhos, recortar muitas placas de papelão mega duras, encapar muitas caixas e fazer muitas outras coisas. Nós pintamos e desenhamos por uma semana, fomos atrás de móveis e cupcakes, gravamos num domingo das 6h às 18h, e quando acabou o que eu sentia? a maior falta de pintar e o maior tédio de ficar em casa sem fazer nada... Sei que parece meio workaholic, mas não é isso. Se eu trabalhasse numa linha de montagem ou fazendo qualquer coisa que não exigisse muito da minha criatividade nem da minha inteligência eu aposto que estaria dando graças a Deus que o trabalho acabou, mas quando vc faz algo que vc gosta e te interessa é diferente. Era pesado o trabalho? Era, mas eu tinha liberdade criativa, estava fazendo coisas que eu adoro, com pessoas ótimas (a equipe toda é ótima, mas tenho que destacar a Carol Biagi, que fez a direção de arte junto comigo e a Lara Jacoski, que produziu o clip e nos ajudou horrores). Chato seria se eu não tivesse desafios ou tivesse que me contentar em fazer algo mediocre.

Eu não sou uma dessas loucas por trabalho e motivação. Na verdade nem é sobre ganhar dinheiro (claro que isso é importante), mas é sobre fazer algo bem feito, não se acomodar e buscar coisas novas. De que vale ser rico se vc faz algo que vc odeia ou que não te desafia mais? eu quero coisas novas, quero que seja difícil, que eu consiga fazer e que depois sinta aquela sensação boa de "a gente que fez e olha que bonito que tá!". A área que eu trabalho influencia um pouco nessa minha afinidade com correrias e superações (cinema e publicidade são meio gincana, eu sei), mas eu trabalho com isso pq eu gosto, ninguém me obrigou a fazer o que eu faço (aliás, tenho certeza que metade da minha família seria muito mais feliz se eu fosse advogada ou médica).

Acho que quando vc se dispõe a fazer uma coisa vc tem que fazer da melhor forma possível, em tudo, não só no trabalho. Eu sei que eu vou ser dessas pessoas que não pára de estudar nunca e que mesmo com 90 anos continua fazendo mil coisas (tipo meu avô, que tem 80 anos, faz curso de informática e resolveu agora catalogar digitalmente todas as revistas que ele tem e todas as fotos que ele já tirou na vida), mas prefiro estar bem ocupada com as minhas coisas, do que passar o resto da vida ganhando bem mas achando o que eu faço um saco. Talvez um dia eu me arrependa e desista de ser assim, mas por enquanto eu to achando tudo ótimo e gostando dos resultados: os meus pequenos sucessos!



obs: quando esse clip das fotos sair eu posto aqui como comentário. Mas como uma boa mãe orgulhosa, deixo um pedacinho (com todos os merecidos créditos) pra vcs verem.

Um comentário:

  1. como prometido: aqui está o clip das fotos http://www.youtube.com/watch?v=mTgoccY7f6g

    ResponderExcluir